Melhoria do Processo de Software - MPS.FUNCATE

O projeto denominado por Melhoria do Processo de Software - MPS.FUNCATE buscar definir, descrever e aprimorar continuamente um processo de desenvolvimento de software adotado pela equipe de desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate.

Este trabalho inciou-se em 4 de dezembro de 2015 por meio de uma oficina de trabalho ocorrida do INPE/DPI onde participaram todos os desenvolvedores de software da área de geoprocessamento da Funcate. Depois disto um grupo de trabalho foi formado com o objetivo de conduzir a elaboração de um modelo inicial do processo de desenvolvimento de software aplicado a realidade da Funcate. Encontros sistemáticos foram feitos e resultados foram alcançados.

Ao se estabelecer e seguir um modelo de desenvolvimento de software unificado, são esperados os seguintes benefícios:

  1. tornar conhecido e transparente todo processo de desenvolvimento de software à equipe de desenvolvedores geo;
  2. oferecer aos nossos atuais e futuros clientes uma metodologia de desenvolvimento software madura e continuamente aprimorada;
  3. otimizar recursos durante do processo de desenvolvimento, evitando sobreposição de trabalho (mesmos serviços feitos por desenvolvedores distintos) e lacunas (serviços previstos não executados);
  4. aprimorar a reutilização de códigos;
  5. acelerar o processo de aprendizagem de novos desenvolvedores que venham agregar a equipe da Funcate;
  6. melhorar a gestão e controle do andamento de cada projeto.

Como resultado imediato dos trabalhos é apresentado na Figura 1 os “Macroprocessos” do modelo de desenvolvimento da Funcate.

Figura 1 - Macroprocesso de desenvolvimento de software da Funcate / Geoprocessamento