2.2 Análise de Requisitos

Este processo é responsável pelo detalhamento e transformação das necessidades, identificadas em fase de prospecção, em requisitos técnicos visando a implementação. Inclui as seguintes atividades:

  1. Identificação das fontes dos requisitos;
  2. Definição e análise de requisitos a partir das necessidades;
  3. Modelagens de apoio: usos, diálogo, dados, fluxo;
  4. Definição da arquitetura do sistema;
  5. Validação dos requisitos;
  6. Cadastro dos requisitos em ferramenta de controle (Trac).;

Resultados do processo

Os resultados da análise de requisitos são:

1.Identificação das fontes dos requisitos

Esta ação visa definir quais são as pessoas e/ou artefatos que devem ser utilizados para realizar esclarecimentos sobre as necessidades identificadas. Também servirão de apoio durante as ações de análise de requisito e modelagem para alinhar os entendimentos e validar os requisitos gerados. O produto gerado é mas listagem contendo a denominação das fontes, formas de contato.

A lista é formatada da seguinte forma quando as fontes são pessoas:

1.<Nome_da_fonte> | <Cargo> | <Fone Fixo> | <Celular> | <E-mail> | <Skype>

A lista é formatada da seguinte forma quando as fontes são documentos:

1.<Nome_do_documento> | <Local de acesso>

2.Definição e análise de requisitos a partir das necessidades

Trata-se de definição técnica das necessidades identificadas. É a transformação de necessidades em requisitos técnicos. Cada necessidade poderá gerar um ou mais requisito técnicos a depender da complexidade da necessidade e do grau de detalhamento que se deseja que um requisito técnico contenha.

Por definição um requisito técnico deverá conter uma definição/descrição técnico clara e objetiva aos olhos de um programador/desenvolvedor. Outros artefatos deverão complementar estas descrições para o claro entendimento dos requisitos. Estes que artefatos serão produzidos na próxima ação.

Como resultado desta ação, deverá ser construída uma listagem dos requisitos a partir das necessidades. O formato a ser seguido é apresentado logo abaixo:

<N01: texto descritivo sobre a primeira necessidade>

  • <REQ01: texto descritivo e técnico sobre 1o requisito derivado da necessidade N01>
  • <REQ02: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N01>
  • <REQ03: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N01>

<N02: texto descritivo sobre a segunda necessidade>

  • <REQ04: texto descritivo e técnico sobre 1o requisito derivado da necessidade N02>
  • <REQ05: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N02>
3.Modelagens de apoio: usos, diálogo, dados, fluxo

Os modelos são referências a serem seguidos por todo o projeto. São guias para o desenvolvimento. Apresentam e complementam os requisitos técnicos por meio de notações gráficas próprias. Os modelos oferecem uma visão diferente do projeto de forma a auxiliar no pleno entendimento daquilo que precisa ser executado.

Dos modelos disponíveis dentro a área técnica de Engenharia de Software, alguns são considerados fundamentais e obrigatórios. São eles:

  • a) Diagrama de casos de uso;
  • b) Diagrama de diálogo (interfaces);
  • c) Diagrama entidade-relacionamento; e
  • d) Diagrama de fluxo.

Cada um destes artefatos deverão ser construído e anexado no repositório wiki do projeto. A notação gráfica e a forma de elaboração são bem conhecidas da área desenvolvimento de software que devem ser buscadas para apoiar a construção.

4.Definição da arquitetura do sistema

A definição da arquitetura do sistema deverá ser elaborada. O objetivo é apresentar o sistema em constituído por partes ou módulos. Também deverão ser especificados os componentes tecnológicos que serão utilizados para construir cada parte ou módulo do sistema.

Por exemplo: é possível considerar o banco de dados como um módulo ou parte do sistema, e o componente tecnológico utilizado para implementá-lo é o PosgreSQL.

5.Validação dos requisitos

Trata-se de um momento em que é realizada uma verificação sobre as necessidades identificadas. Todas eleas estão sendo atendidas pelos requisitos, modelos de apoio e arquitetura do sistema? Este momento deverá ter o envolvimento do cliente. Deverá haver uma apresentação/ apreciação dos documentos ao/pelo cliente e a emissão de uma aprovação formal para prosseguimento do projeto.

Como resultado deverá ser elaborado um documento formal em que o cliente admite que apreciou os artefatos e concorda com eles. Um modelo deste documento segue abaixo. Depois de assinado, deverá ser digitalizado e anexado no repositório wiki do projeto.

——————————————————————————-

Cidade, DIA de MÊS de ANO

À FUNCATE,

Declaro que apreciamos os artefatos produzidos para especificação técnica dos requisitos e afirmo que concordo com o conteúdo. Solicito dar prosseguimento as novas fases do projeto.

Atenciosamente,

Nome_do_Cliente Cargo_do_Cliente

————————————————————————————

6.Cadastro dos requisitos em ferramenta de controle (Trac).

Lançar os requisitos técnicos na ferramenta de controle da FUNCATE denominada TRAC. Deixar um “link” registrado no repositório wiki do projeto para acessar este cadastro.