Histórico do Desafio

A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015.

Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de esforço em fase final de projetos de software, em especial, após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade por buscar formas mais equilibradas de trabalho.

Os projetos de software da Funcate, que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos, tiveram exaustivos esforços em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final (e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento), alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:

  • exaustivos esforços de retrabalho;
  • superação dos limites previstos para o projeto (horas-homem e marcos de entrega);
  • compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre diferentes projetos em fases de execução e de garantia.

Motivados por encontrar um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento equilibrado e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimento desta fundação, foram inciados discussões e atividades com o propósito de levantar e analisar os processos utilizados em cada projeto a fim de elaborar um modelo unificado e sob consenso. A seguir são listadas as atividades executadas.

  1. em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento. Os seguintes documentos foram produzidos:
  2. em 10 de dezembro de 2015 foi estabelecido um grupo mínimo de trabalho com o objetivo de elaborar um modelo de desenvolvimento de software unificado a partir do acervo de experiencias e projetos já executados pela Funcate. O grupo é formado por:
    • Vanildes Ribeiro;
    • André Carvalho;
    • Claudio Bogossian;
    • Eric Abreu;
    • Mário Pettinati; e
    • Rogério Thomé.
  3. encontros do grupo mínimo de trabalho:
  4. em maio de 2016 adotou-se a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.