Essa é uma revisão anterior do documento!


A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015.

Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de trabalho em fase final de projetos de software e principalmente após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade de busca e pratica de modelos e ambientes mais equilibrado.

Os projetos de software da Funcate que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos, tiveram exaustivos esforço em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento, alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:

  • os esforços de retrabalho;
  • a constante superação dos limites previstos para o projeto (horas-homem e marcos de entrega);
  • compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre projetos em execução e em garantia.

Motivados por buscar um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento mais saudável e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimentismo desta fundação, foram inciados discussões e atividades que visem a construção de modelo melhor. A seguir são listadas as atividades executadas.

  1. em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento;
  2. em 10 de dezembro de 2015 foi estabelecido um grupo mínimo de trabalho com o objetivo de elaborar um modelo de desenvolvimento de software unificado a partir do acervo de experiencias e projetos já executados pela Funcate. O grupo é formado por: Vanildes Ribeiro, André Carvalho, Claudio Bogossian, Eric Abreu, Mário Pettinati e Rogério Thomé;
  3. reuniões do grupo minimo de trabalho:
    • em 29 de janeiro de 2016
    • em XX de fevereiro de 2016
    • em XX de março de 2016
    • em XX de abril de 2016
  4. em maio de 2016 adotado a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.