TerraAmazon

De TerraAmazonWiki
Ir para: navegação, pesquisa
TerraAmazom-colorido-horizontal.png

O TerraAmazon é uma ferramenta de GIS projetada para ser um editor multi-usuário de dados geográficos vetoriais. Possui ferramentas de classificação de uso e cobertura do solo, assim como operações espaciais entre dados vetoriais.

Suas funcionalidades são extensíveis por meio de plugins, tais como:

  • Processamento de Imagem
  • Processamento Vetorial
  • Análise Espacial
  • Criação / Edição de Cartas

O TerraAmazon surgiu no início de 2005, sendo desenvolvido pelo INPE e pela FUNCATE. Inicialmente foi utilizado no projeto PRODES.



Nesta página estarão registrados todos produtos gerados pelo desenvolvimento do projeto Aprimoramento do Software TerraAmazon, sendo parte integrante do Projeto Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia (MSA), sendo executado através de um convênio entre INPE e FUNCATE, com financiamento do FUNDO AMAZONIA - pelo BNDES.

Este projeto tem duração de 3 anos e contempla os seguintes produtos:


TerraAmazon 5.0

A versão protótipo 5.0 do TerraAmazon deverá ser composta pelas funções e interfaces externas disponíveis hoje no TerraAmazon versão operacional 4.x. Estas funções adaptadas para uso com a versão 5.0 da biblioteca TerraLib atualmente em desenvolvimento no INPE. Esta adaptação será feita após a revisão detalhada da arquitetura do software e uma análise dos requisitos das aplicações de monitoramento da Amazônia. Durante o ano 1 do projeto, também serão avaliadas novas tecnologias de bancos de dados. Nos anos recentes, houve grandes avanços neste campo, motivados pelos grandes volumes de dados gerados pela web e por novos sensores. Essas tecnologias incluem sistemas não relacionais (NoSQL databases) usados em ambientes como o Google, Amazon, e Facebook. A equipe de desenvolvimento do TerraAmazon irá explorar esses novos caminhos de evolução dos sistemas de bancos de dados. O objetivo é verificar quais das novas tecnologias são eficientes para lidar com grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto, e assim podem melhorar o desempenho dos sistemas de monitoramento do INPE.


TerraAmazon 6.0

A versão 6.0 do TerraAmazon deverá ter substanciais melhorias no tratamento de dados espaço-temporais. Isto inclui novos algoritmos de processamento de imagens e análise estatísticas capazes de tratar séries temporais extraídas de imagens de sensoriamento remoto. Com isto, será possível combinar dados históricos e dados atuais para recuperar e representar o histórico da evolução do uso e cobertura da terra em uma região. Também deverá estar disponível um ambiente de processamento de consultas avançado, que permita realizar consultas considerando restrições espaciais e temporais. Por exemplo, o TerraAmazon deverá ser capaz de responder a perguntas como: “Dada uma região de floresta degradada vista neste ano, quais foram as mudanças que ocorreram a cada três meses nos últimos dez últimos anos? ”. Ao final do segundo ano, teremos concluído a análise do potencial da nova geração de sistemas de banco de dados para uso no TerraAmazon. Esta análise definirá o melhor caminho para construir novas versões da TerraLib, biblioteca que dá suporte ao software.


TerraAmazon 7.0

A versão protótipo 7.0 do TerraAmazon terá uma arquitetura completamente distribuída, baseada em serviços Web e em novas tecnologias de bancos de dados. Esta versão será acompanhada de uma nova versão da TerraLib, que usará um gerenciador de dados de alto desempenho para grandes volumes de dados. Assim, o TerraAmazon 7.0 terá uma capacidade adequada para lidar com eficiência com a nova geração de dados de sensoriamento remoto.


Terraamazon-sponsors.png



Copyright TerraAmazon Copyright (c) 2005-2016 INPE TerraAmazon é um sistema gratuito; é permitida a sua redistribuição segundo os termos da GNU General Public License publicados em inglês pela Free Software Foundations.

"The authors reassure the license terms regarding the warranties. They specifically disclaim any warranties, including, but not limited to, the implied warranties of merchantability and fitness for a particular purpose. The library provided hereunder is on an "as is" basis, and the authors have no obligation to provide maintenance, support, updates, enhancements, or modifications. In no event shall INPE and FUNCATE be held liable to any party for direct, indirect, special, incidental, or consequential damages arising out of the use of this software and its documentation."