Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
panalise [2016/05/30 09:32]
rogerio.thome criada
panalise [2016/07/03 13:21] (atual)
rogerio.thome
Linha 1: Linha 1:
 ====== 2.2 Análise de Requisitos ====== ====== 2.2 Análise de Requisitos ======
  
-Este processo é responsável pelo detalhamento e transformação ​da necessidades identificadas em faze de prospecção em requisitos técnicos visando a implementação. Inclui as seguintes atividades:+Este processo é responsável pelo detalhamento e transformação ​das necessidadesidentificadas em fase de prospecçãoem requisitos técnicos visando a implementação. Inclui as seguintes atividades:
  
-  ​Identificação das fontes dos requisitos;​ +  ​-   Identificação das fontes dos requisitos;​ 
-  ​Definição de requisitos a partir das necessidades;​ +  ​-   Definição ​e análise ​de requisitos a partir das necessidades;​ 
-  ​Modelagens de apoio: usos, diálogo, dados, fluxo; +  ​-   Modelagens de apoio: usos, diálogo, dados, fluxo; 
-  ​Definição da arquitetura do sistema; +  ​-   Definição da arquitetura do sistema; 
-  ​Validação dos requisitos;​ +  ​-   Validação dos requisitos;​ 
-  ​Cadastro dos requisitos em ferramenta de controle (Trac).;+  ​-   Cadastro dos requisitos em ferramenta de controle (Trac).;
  
 +
 +==== Resultados do processo ====
 +
 +Os resultados da análise de requisitos são:
 +
 +  1.Identificação das fontes dos requisitos
 +  ​
 +Esta ação visa definir quais são as pessoas e/ou artefatos que devem ser utilizados para realizar esclarecimentos sobre as necessidades identificadas. Também servirão de apoio durante as ações de análise de requisito e modelagem para alinhar os entendimentos e validar os requisitos gerados. O produto gerado é mas listagem contendo a denominação das fontes, formas de contato. ​
 +
 +A lista é formatada da seguinte forma quando as fontes são **pessoas**:​
 +
 +1.<​Nome_da_fonte>​ | <​Cargo>​ | <Fone Fixo> | <​Celular>​ | <​E-mail>​ | <​Skype>​
 +
 +A lista é formatada da seguinte forma quando as fontes são **documentos**:​
 +
 +1.<​Nome_do_documento>​ | <Local de acesso> ​
 +
 +
 +
 +  2.Definição e análise de requisitos a partir das necessidades
 +  ​
 +Trata-se de definição técnica das necessidades identificadas. É a transformação de necessidades em requisitos técnicos. Cada necessidade poderá gerar um ou mais requisito técnicos a depender da complexidade da necessidade e do grau de detalhamento que se deseja que um requisito técnico contenha.
 +
 +Por definição um requisito técnico deverá conter uma definição/​descrição técnico clara e objetiva aos olhos de um programador/​desenvolvedor. Outros artefatos deverão complementar estas descrições para o claro entendimento dos requisitos. ​ Estes que artefatos serão produzidos na próxima ação.
 +
 +Como resultado desta ação, deverá ser construída uma listagem dos requisitos a partir das necessidades. O formato a ser seguido é apresentado logo abaixo:
 +
 +**<N01: texto descritivo sobre a primeira necessidade>​**
 +  * <REQ01: texto descritivo e técnico sobre 1o requisito derivado da necessidade N01>
 +  * <REQ02: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N01>
 +  * <REQ03: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N01>
 +**<N02: texto descritivo sobre a segunda necessidade>​**
 +  * <REQ04: texto descritivo e técnico sobre 1o requisito derivado da necessidade N02>
 +  * <REQ05: texto descritivo e técnico sobre 2o requisito derivado da necessidade N02>
 +  * ...
 +
 +  3.Modelagens de apoio: usos, diálogo, dados, fluxo
 +  ​
 +Os modelos são referências a serem seguidos por todo o projeto. São guias para o desenvolvimento. Apresentam e complementam os requisitos técnicos por meio de notações gráficas próprias. Os modelos oferecem uma visão diferente do projeto de forma a auxiliar no pleno entendimento daquilo que precisa ser executado. ​  
 +
 +Dos modelos disponíveis dentro a área técnica de Engenharia de Software, alguns são considerados fundamentais e obrigatórios. São eles:
 +
 +  * a) Diagrama de casos de uso;
 +  * b) Diagrama de diálogo (interfaces);​
 +  * c) Diagrama entidade-relacionamento;​ e
 +  * d) Diagrama de fluxo.
 +
 +Cada um destes artefatos deverão ser construído e anexado no repositório wiki do projeto. A notação gráfica e a forma de elaboração são bem conhecidas da área desenvolvimento de software que devem ser buscadas para apoiar a construção.
 +
 +  4.Definição da arquitetura do sistema
 +
 +A definição da arquitetura do sistema deverá ser elaborada. O objetivo é apresentar o sistema em constituído por partes ou módulos. Também deverão ser especificados os componentes tecnológicos que serão utilizados para construir cada parte ou módulo do sistema. ​
 +
 +Por exemplo: é possível considerar o banco de dados como um módulo ou parte do sistema, e o componente tecnológico utilizado para implementá-lo é o PosgreSQL. ​
 +
 +  5.Validação dos requisitos
 +
 +Trata-se de um momento em que é realizada uma verificação sobre as necessidades identificadas. Todas eleas estão sendo atendidas pelos requisitos, modelos de apoio e arquitetura do sistema? Este momento deverá ter o envolvimento do cliente. Deverá haver uma apresentação/​ apreciação dos documentos ao/pelo cliente e a emissão de uma aprovação formal para prosseguimento do projeto.
 +
 +Como resultado deverá ser elaborado um documento formal em que o cliente admite que apreciou os artefatos e concorda com eles. Um modelo deste documento segue abaixo. Depois de assinado, deverá ser digitalizado e anexado no repositório wiki do projeto.
 +
 +**-------------------------------------------------------------------------------**
 +
 +Cidade, DIA de MÊS de ANO
 +
 +À FUNCATE,
 +
 +Declaro que apreciamos os artefatos produzidos para especificação técnica dos requisitos e afirmo que concordo com o conteúdo. Solicito dar prosseguimento as novas fases do projeto.
 +
 +Atenciosamente,​
 +
 +Nome_do_Cliente
 +Cargo_do_Cliente
 +
 +**------------------------------------------------------------------------------------**
 +
 +
 +  6.Cadastro dos requisitos em ferramenta de controle (Trac).
 +  ​
 +Lançar os requisitos técnicos na ferramenta de controle da FUNCATE denominada TRAC. Deixar um “link” registrado no repositório wiki do projeto para acessar este cadastro.
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +  ​
 +  ​