Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
historico [2016/05/15 14:44]
rogerio.thome
historico [2016/08/11 14:23]
rogerio.thome
Linha 3: Linha 3:
 A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015. ​ A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015. ​
  
-Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de trabalho ​em fase final de projetos de software ​e principalmente ​após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade por buscar formas ​de trabalho ​mais equilibradas.+Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de esforço ​em fase final de projetos de software, em especial, ​após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade por buscar formas mais equilibradas ​de trabalho.
  
-Os projetos de software da Funcate, que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos,​ tiveram exaustivos esforços em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento,​ alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:+Os projetos de software da Funcate, que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos,​ tiveram exaustivos esforços em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final (e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento), alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:
  
   * exaustivos esforços de retrabalho;   * exaustivos esforços de retrabalho;
Linha 11: Linha 11:
   * compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre diferentes projetos em fases de execução e de garantia.   * compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre diferentes projetos em fases de execução e de garantia.
  
-Motivados por buscar ​um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento equilibrado e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimentismo ​desta fundação, foram inciados discussões e atividades com o propósito de levantar e analisar os processos utilizados em cada projeto ​elaborar um modelo unificado e sob consenso. A seguir são listadas as atividades executadas.+Motivados por encontrar ​um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento equilibrado e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimento ​desta fundação, foram inciados discussões e atividades com o propósito de levantar e analisar os processos utilizados em cada projeto ​a fim de elaborar um modelo unificado e sob consenso. A seguir são listadas as atividades executadas.
  
   - em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento. Os seguintes documentos foram produzidos:   - em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento. Os seguintes documentos foram produzidos:
Linha 29: Linha 29:
          * [[:​3areuniao|3a reunião: em 26 de fevereiro de 2016;]]          * [[:​3areuniao|3a reunião: em 26 de fevereiro de 2016;]]
          * [[:​4areuniao|4a reunião: em 22 de março de 2016;]]          * [[:​4areuniao|4a reunião: em 22 de março de 2016;]]
-         * [[:​5areuniao|5a reunião: em 12 de abril de 2016;​]] ​e+         * [[:​5areuniao|5a reunião: em 12 de abril de 2016; e]]
          * [[:​6areuniao|6a reunião: em 29 de abril de 2016]].          * [[:​6areuniao|6a reunião: em 29 de abril de 2016]].
   - em maio de 2016 adotou-se a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.   - em maio de 2016 adotou-se a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.
 +         * [[:​7areuniao|7a reunião: em 10 de junho de 2016]]. 
 +         * [[:​8areuniao|8a reunião: em 12 de agosto de 2016]].