Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
historico [2016/05/10 12:24]
rogerio.thome
historico [2016/06/13 08:28]
rogerio.thome
Linha 1: Linha 1:
-====== ​História deste Desafio ======+====== ​Histórico do Desafio ======
  
 A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015. ​ A discussão sobre a elaboração e adoção de um modelo unificado para o desenvolvimento de software de geoprocessamento da Funcate foi iniciado no 2o semestre de 2.015. ​
  
-Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de trabalho ​em fase final de projetos de software ​e principalmente ​após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade por buscar formas ​de trabalho ​mais equilibradas.+Havia algum problema no processo de desenvolvimento da Funcate. A concentração de esforço ​em fase final de projetos de software, em especial, ​após a entrega (período de garantia) evidenciaram a necessidade por buscar formas mais equilibradas ​de trabalho.
  
-Os projetos de software da Funcate, que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos,​ tiveram exaustivos esforços em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento,​ alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:+Os projetos de software da Funcate, que atingiram seus objetivos e deixaram seus clientes satisfeitos,​ tiveram exaustivos esforços em período de garantia visando ajustar desvios de especificação e/ou ajustes de requisitos. Muito embora os clientes manifestassem elogios e satisfação quanto ao produto final (e também sobre a forma atenciosa de atendimento da equipe de desenvolvimento), alguns fatores sinalizaram alertas de cuidados. São eles:
  
   * exaustivos esforços de retrabalho;   * exaustivos esforços de retrabalho;
Linha 11: Linha 11:
   * compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre diferentes projetos em fases de execução e de garantia.   * compartilhamento excessivo de recursos humanos de desenvolvedores entre diferentes projetos em fases de execução e de garantia.
  
-Motivados por buscar ​um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento equilibrado e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimentismo ​desta fundação, foram inciados discussões e atividades com o propósito de levantar e analisar os processos utilizados em cada projeto ​elaborar um modelo unificado e sob consenso. A seguir são listadas as atividades executadas.+Motivados por encontrar ​um caminho que reconduza à um processo de desenvolvimento equilibrado e aderente as características específicas de pesquisa e desenvolvimento ​desta fundação, foram inciados discussões e atividades com o propósito de levantar e analisar os processos utilizados em cada projeto ​a fim de elaborar um modelo unificado e sob consenso. A seguir são listadas as atividades executadas.
  
-  - em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento. ​Para acessar a apresentação ​{{:​mps-funcate_1a_apresentacao_.pdf|clique aqui}};+  - em 4 de dezembro de 2015 foi realizado oficina de trabalho ocorrida no INPE/DPI com a participação do corpo técnico de desenvolvimento da Funcate visando levantar as possíveis sugestões melhorias no processo de desenvolvimento. ​Os seguintes documentos foram produzidos:​ 
 +         ​* ​{{:​mps-funcate_1a_apresentacao_.pdf|Apresentação sobre o tema}}; 
 +         * {{:​carta_dos_resultados.pdf|Carta de divulgação dos resultados}};​ 
 +         * {{:​sintese_de_resultados.pdf|Síntese dos resultados.}}
   - em 10 de dezembro de 2015 foi estabelecido um grupo mínimo de trabalho com o objetivo de elaborar um modelo de desenvolvimento de software unificado a partir do acervo de experiencias e projetos já executados pela Funcate. O grupo é formado por:    - em 10 de dezembro de 2015 foi estabelecido um grupo mínimo de trabalho com o objetivo de elaborar um modelo de desenvolvimento de software unificado a partir do acervo de experiencias e projetos já executados pela Funcate. O grupo é formado por: 
          * Vanildes Ribeiro;          * Vanildes Ribeiro;
Linha 23: Linha 26:
   - encontros do grupo mínimo de trabalho:   - encontros do grupo mínimo de trabalho:
          * [[:​1areuniao|1a reunião: em 14 de dezembro de 2015;​]]  ​          * [[:​1areuniao|1a reunião: em 14 de dezembro de 2015;​]]  ​
-         * 2a reunião: em 29 de janeiro ​de 2016; +         ​* ​[[:​2areuniao|2a reunião: em de fevereiro ​de 2016;]]  
-         * 3a reunião: em 26 de fevereiro de 2016; +         ​* ​[[:​3areuniao|3a reunião: em 26 de fevereiro de 2016;]] 
-         * 4a reunião: em 22 de março de 2016; e +         ​* ​[[:​4areuniao|4a reunião: em 22 de março de 2016;]] 
-         * 5a reunião: em 12 de abril de 2016.+         ​* ​[[:​5areuniao|5a reunião: em 12 de abril de 2016; e]] 
 +         * [[:​6areuniao|6a reunião: em 29 de abril de 2016]].
   - em maio de 2016 adotou-se a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.   - em maio de 2016 adotou-se a ferramenta de compartilhamento e divulgação de informações e documento wiki para registrar as etapas de elaboração do modelo do processo de desenvolvimento da Funcate e os resultados atingidos.
 +         * [[:​7areuniao|7a reunião: em 10 de junho de 2016]].